Boas-Vindas

Olá, aqui é um dos escritores do blog, Victor. O blog Contrapartida fala de muitos assuntos como cinema, música e internet. Ainda no começo mas pretendendo ter de tudo que possa ser imaginável...
Estamos conseguindo cumprir esse objetivo com cerca de 100 posts sobre filmes, música, internet, livros e até UM POUQUINHO de cultura! Divirtam-se!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

LIVROS ÉPICOS 10/10 - TRILOGIA DA HERANÇA


Aqui, surpreendentemente não é a Sylvia, apesar do título.
Bom, sou o Guilherme e dessa vez vou escrever sobre livros (nãão), especificamente sobre O Ciclo da Herança (nãão).
Bom, o Ciclo da Herança é composto de 3 livros já lançados:

Eragon, Eldest e Brisingr.


Todos os três são ótimos, mas existem algumas divergências:

(coloquei os spoilers da cor do título do livro - azul: Eragon, vermelho: Eldest, amarelo: Brisingr )

Eragon: Um garoto chamado Eragon (nãão) está caçando na floresta perto de sua casa, na cadeia de montanhas da Espinha, quando ouve um estrondo poderoso e vê junto a uma cratera de arvores queimadas um objeto circular grande, azul e brilhane. Depois de alguns dias, o ovo se racha e dele nasce um dragão azul, e assim que Eragon toca o animal, uma marca prateada aparece em sua mão, e um vínculo irrevogável se estabelece entre homem e animal, transformando Eragon em um Cavaleiro de Dragão, bem, o nome já diz tudo.

Algum tempo depois deste acontecimento, uns monstros terríveis que se chamam Ra'zacs e que agem de acordo com as ordens do rei - um tirano denominado Galbatorix - aparecem em seu vilarejo - Carvahall - com o objetivo de resgatar a pedra-ovo que fora roubada de seus domínios. Com o lar e a famílias destruídos, ( ele ainda tem um primo que se chama Roran ) Eragon, sua companheira-dragão Saphira e Brom, um misterioso historiador que apareceu no vilarejo e que sabe do segredo de Eragon, saem em uma jornada para caçar e acabar com os Ra'zacs. Até isso acontecer (ou não), Eragon, Brom e Saphira migram de um canto para outro da Alagaësia, Eragon aprendendo esgrima e magia com seu novo professor, Brom.

Em meio a essa jornada, os Ra'zacs armam uma emboscada e acabam por matar Brom. É um momento muito importante no livro, onde Eragon descobre muitas coisas sobre a vida do seu mestre.
Eragon é salvo por Murtagh, um homem misterioso que apareceu derrepente para salvá-lo.
Eragon descobre (não me lembro em que momento) que os Varden, um grupo de rebeldes que querem rechaçar o rei e estabelecer a paz entre todo o reino, tinham armado um golpe para achar e roubar os últimos três ovos de dragão que restam, nos domínios de Galbatorix, porém houve um erro e apenas um ovo é resgatado - o de Saphira. Esse ovo foi trasmitido por magia até o lugar onde Eragon estava por meio da magia de Arya, uma elfa que eles conheceram quando estavam presos em Gil'ead. Arya, telepaticamente, (magia) informa a Eragon como entrar nos domínios dos Varden e, depois de muita luta, eles chegam lá.
Lá houveram muitas coisas importantes, mas isso já está ficando grande demais, então eu vou pular para o combate que houve em Trojheim, a capital dos anões e dos Varden, que vivem em conjunto.
No combate, Eragon ajuda como pode e até consegue acabar com um Espectro - braço direito do rei - coisa muito difícil de se conseguir, pois Espectros são 'pessoas' com poderes muito além do humano - com ajuda de Arya e de Saphira.
O livro termina com o contato mental entre Eragon e alguém que se diz "O Imperfeito que É Perfeito", que promete ajudá-lo nas questões de Cavaleiro do Dragão. Uff.... isso ficou grande, mais calminha aí que ainda tem dois livros...

Eldest: O livro começa três dias depois de matar Durza. (o espectro, lembra? ) Os Varden se recuperam do combate e Ajihad ( 'rei' dos varden ) Murtagh e dois mágicos lá vão ver se sobram mais Urgals (criaturas negras e chifrudas do exército de Galbatorix) depois da batalha. Ajihad morre e Murtagh e os dois magos desaparecem. Nasuada (filha de Ajihad) é eleita a nova líder dos Varden. Hrothgar (rei dos anões) aceita Eragon como participante do seu clã de anões.
Eragon e Saphira vão para Ellesméra (capital dos elfos) e lá começam a aprender com O Imperfeito Que É Perfeito, que na verdade é um elfo de nome Oromis, que é um....Cavaleiro de Dragão! Ele foi escondido pelos elfos todo esse tempo, claro que ele é do arco da véia e é impossibiltado de lutar e usar magia, mas ainda sim é um Cavaleiro. (ah, eles não morrem, viu? Claro, podem ficar muito doentes e morrer, ou até morrer em combate, porém se nada disso acontecer, eles vivem para sempre.)
Bom, conversa vai, conversa vem, porém Eragon é impossibilitado de lutar muito por conta de uma cicatriz eorme que ganhou no comvate contra Durza. Uma magia milenar de dragão o cura e agora ele tem a aparência, força e destreza de um elfo, sem que a cicatriz o atrapalhasse.

O livro termina (ufa!) em um combate de Eragon contra Murtagh (!), que agora é um cavaleiro também (outro dos ovos de Galbatorix quebrou, e adivinha pra quem?) e está em serviço de Galbatorix agora.
Eragon percebe uma inexplicável demonstração de força por parte de Murtagh e quase perde a luta.

Brisingr: Pra mim, é o melhor livro, mas eu vou colocar mais resumido dessa vez...
" Juramentos prestados... Lealdades testadas... Forças em colisão.
Na sequência da batalha colossal nas Planícies Flamejantes contra os guerreiros do Império, Eragon e o seu Dragão, Saphira, escapam com dificuldade.
No entanto, o Cavaleiro e o Dragão ainda terão de se deparar com inúmeros desafios… Eragon vê-se enredado numa série de promessas que poderá não conseguir cumprir. O juramento ao seu primo, Roran, no sentido de o ajudar a resgatar a sua amada Katrina das garras de Galbatorix.
Todavia, Eragon deve lealdade a outros também. Os Varden precisam desesperadamente dos seus talentos e da sua força, tal como os Elfos e os Anões. E, logo que a inquietação assalta os rebeldes e o perigo espreita em cada esquina, Eragon terá de fazer escolhas que o levarão a atravessar o Império, viajando muito além. Escolhas que o poderão submeter a sacrifícios inimagináveis…
Eragon é a grande esperança para libertar o reino da tirania.
Conseguirá este rapaz, outrora um simples camponês, unir as forças rebeldes e assim derrotar o rei?"

peguei essa sinopse do site: http://livros_e_mais.blogs.sapo.pt/31325.html

ERAGON
(Eragon)
De Christopher Paoloni, 466 pags.
Editora Rocco
Veredicto: 9/10

ELDEST
(Eldest)
De Christopher Paoloni, 642 pags.
Editora Rocco
Veredicto: 8/10

BRISINGR
(Brisingr)
De Christopher Paoloni, 706 pags.
Editora Rocco
Veredicto: 10/10

4 comentários:

  1. Nossa, meio grande né?
    Enfim, que post grande! Uau! E você nem marocu de spoiler!
    Ah! Eu tenho "Eragon" aqui em casa, eu li o livro todo pra falar a verdade mas, o filme é muito estranho...
    Você dá 10/10 nos livros todos depois reclama da Sylvia!
    xD [2]Eu sou nem tanto ao mar (JB dando 6) nem tanto a terra (vocês dando 10), eu dou 7 ou 8!
    Congreituleixions pelo post
    Victor F.

    ResponderExcluir
  2. eu ainda nao terminei, mais valew^^
    (aposto q vc num leu nem metade ¬¬ )
    só pra esclarecer algumas coisas....os dois primeiros livros fui eu q fiz a sinopse, amis no 3º eu perdi a paciência e fiz ctrl+C ctrl+V
    o 3º é o MELHOOOR de todos, e ainda falta lançar o quarto...
    pra falar a verdade, só vo da 10 pra 'Brissingr' msm...
    alguém reparo que a imagem é do mesmo tipo do que no post sobre Crepúsculo ("típico de se falar nisso...")??

    ResponderExcluir
  3. Pois é...
    Como eu tou com preguiça tb vou dar ctrl+C ctrl+V :
    Nossa, meio grande né?
    Enfim, que post grande!
    Nossa, meio grande né?
    Enfim, que post grande!

    ResponderExcluir
  4. desisto de colocar "(eldest)" e "Editora Rocco" nos lugares certos...

    ResponderExcluir