Boas-Vindas

Olá, aqui é um dos escritores do blog, Victor. O blog Contrapartida fala de muitos assuntos como cinema, música e internet. Ainda no começo mas pretendendo ter de tudo que possa ser imaginável...
Estamos conseguindo cumprir esse objetivo com cerca de 100 posts sobre filmes, música, internet, livros e até UM POUQUINHO de cultura! Divirtam-se!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

DUAS VEZES VERMEER



Olá, leitores!

Recentemente tive de ler o livro Procurando Vermeer para a escola. E para ajudar a entender (é interessante, mas não ajuda no livro), passaram o filme Moça com Brinco de Pérola para a gente. Vamos a mais uma crítica.

Esse livro até bem divertido é sobre Calder e Petra, dois adolescentes que moram na mesma rua. Eles têm aula com a divertida srta. Hussey, que os ensina a olhar além do óbvio. Em meio a um monte de coincidências, eles são jogados no universo de Johannes Vermeer, um famoso pintor holandês.

Imagine quando um de seus quadros, "A Dama Escreve" (1668) é roubado! Eles juntos tentarão resolver esse mistério e achar a pintura. Serão ajudados por quatro fatores: os pentominós (peças parecidas com dominós), os sapos (que estão presentes sempre nas ilustrações), o número 12 (que está pra todos os lados), e o livro Lo! de Charles Fort. Se o livro existe mesmo, é outra história...

Um livro bem legal. Tanto pelas enigmáticas ilustrações de Brett Helquist (de Desventuras em Série, que eu adoro) quanto pelo quebra-cabeças montado pela autora Blue Balliett. Tudo se encaixa no final, mesmo que as peças pareçam desconexas. Pena que a aventura de Calder e Petra se baseie tanto em suposições e coincidências em vez de fatos concretos. Mesmo assim, um bom livro.

Curiosidade: os direitos para adaptação já foram adquiridos e o filme Procurando Vermeer está previsto para 2011.


PROCURANDO VERMEER
(Chasing Vermeer, 2004)
De Blue Balliett - 219 págs.
Editora Rocco
Veredicto: 6/10


Já no filme Moça com Brinco de Pérola, o tema é outro: o pintor em si.

A jovem Griet (Scarlett Johansson) vai trabalhar na casa de Vermeer (Colin Firth). Ele se interessa por ela e resolve pintá-la. A contragosto da família, é claro. Um envolvimento que acontece bem lentamente e que só dá uma boa guinada no final.

A parte técnica e histórica do filme é muito boa. Os figurinos, cenários e fotografia. Foi por eles que o filme foi indicado a 3 Oscar. Mas o desenvolvimento é um tanto lento e o final é um pouco aberto. Inclusive há uma cena de sexo absolutamente desnecessária entre Griet e o filho do açougueiro.

Mas não é ruim. É simpático e valhe pela construção de época.

MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA
(Girl with a Pearl Earring, Inglaterra, 2003)
Dir. Peter Webber - Imagem Filmes
Veredicto: 6/10


Até, pessoal. Em breve mais críticas cruéis.

José Bernardo :) :) :)

3 comentários:

  1. Êta post complicado! Gastei 50 minutos para conseguir formatar tudo direito!

    Acho que o HTML está com problema. Se a gente deixa uma linha de espaço entre os parágrafos, na hora de publicar estão zero ou três. Eu tenho de toda postagem ir no "Editar HTML" e ir tentando umas mil vezes até dar certo.

    Outro problema foram as imagens. Eu tentei colocar a capa do livro antes do texto que fala do livro e idem no cartaz do filme, mas toda vez que eu "upload-ava" (!) a imagem, ela ia para o começo e até copiar e colar era um problemão.

    Sei que vocês não entenderam nada, nem eu. E o problema não é só no meu computador, mas em todos em que eu escrevo. Ai, ai.

    Mas pelo menos valeu a pena. Espero que o post tenha ficado legal. (Pq se não ficou eu desisto!)

    José Bernardo :) :) :)

    ResponderExcluir
  2. isso tbm está acontecendo comigo, o "quem quer ser uma estrela" ta dando mto problema

    ResponderExcluir