Boas-Vindas

Olá, aqui é um dos escritores do blog, Victor. O blog Contrapartida fala de muitos assuntos como cinema, música e internet. Ainda no começo mas pretendendo ter de tudo que possa ser imaginável...
Estamos conseguindo cumprir esse objetivo com cerca de 100 posts sobre filmes, música, internet, livros e até UM POUQUINHO de cultura! Divirtam-se!

terça-feira, 7 de julho de 2009

O PRÉ-APOCALIPSE

Olá, pessoal!

Depois de um mês cheio de provas medonhas, trabalhos enormes e deveres assustadores, eu voltei ao blog para comentar uma polêmica. (Atenção: spoilers em vermelho.)



Muita gente detestou Fim dos Tempos, o novo filme do indiano M. Night Shyamalan. Depois do enorme sucesso de O Sexto Sentido (1998), que foi indicado a 6 Oscars, ele não produziu nenhum filme à altura. Depois vieram Corpo Fechado (2000), o legal Sinais (2002), A Vila (2004) que parece ser ruinzinho e o desastre A Dama na Água (2006), que a crítica massacrou.

O filme seguinte, Fim dos Tempos, não teve uma boa recepção da crítica. A história é só um pouquinho sinistra: em uma manhã comum, no Central Park em Nova York, as pessoas do nada começam a se matar. Simplesmente. Se matar.

A princípio, todos pensam que é um ataque terrorista ou algo assim. O que depois descobriremos é que isso nada mais é do que um fenômeno aparentemente inexplicável que afeta as noções básicas da pessoa. Ao invés da autopreservação, acontece o contrário, e a pessoa passa a se mutilar.

Acompanhamos um professor de Ciências (Mark Wahlberg) e sua esposa (Zooey Deschanel) estão acompanhados por um amigo e sua filha, tentando fugir de Nova York. A certo ponto, o amigo se separa deles para ir atrás da mulher e deixa a filha com eles. Resultado: quando ele morre afetado pelo fenômeno, a menina fica com eles.

A explicação para o fenômeno? O culpado são as plantas, que liberam uma toxina que causa esse desequilíbrio e faz a pessoa se matar, propagada pelo vento. Elas apenas afetavam pessoas que emitiam vibrações ruins. Parece bobo, eu sei. Mas no fundo é uma crítica aos ataques constantes ao planeta.

Os últimos momentos apenas comprovam isso: 3 meses após o incidente, dois apresentadores conversam na televisão. Um deles diz que era um aviso das plantas, um alerta. O outro diz que isso só seria provável se ocorressem eventos similares em outras partes do planeta.

E qual é a última cena do filme? Um parque na França, a mesma coisa que em Nova York. Todos param de andar e... dá a entender que era o "Pré-Apocalipse II".

Honestamente, eu não sei como tanta gente odiou o filme. Acho que levaram o filme muito a sério, ou algo parecido. Fim dos Tempos não é brilhante, mas é bom entretenimento e um sinal de que Shyamalan ainda é capaz de fazer um bom filme. Mesmo assim, divertido.

Mas também pode ser só eu. Afinal de contas, eu já odiei filmes que muita gente gosta - como Across the Universe, um lixo que tem média 7.6/10 no IMDb - e já gostei de filmes que a maioria detesta - é o caso de Norbit, que eu achei bem legal e tem meros 3.6/10 no IMDb.

Até, pessoal. Em breve mais posts enormes sobre filmes!

José Bernardo :) :) :)

FIM DOS TEMPOS
(The Happening, EUA, 2008)
Dir. M. Night. Shyamalan - 20th Century Fox
Veredicto: 6/10

2 comentários:

  1. Legals, adicionado a minha listinha de filmes pra ver nas férias...
    Fim dos Tempos |V
    Filme idiota |X

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme, é muito legal, macabro e assustador...
    Eu vi o filme, é muito legal, macabro e assustador...
    Eu vi o filme... [pega o teclado e começa a bater na cabeça], shuashuas... Dava 7!

    ResponderExcluir