Boas-Vindas

Olá, aqui é um dos escritores do blog, Victor. O blog Contrapartida fala de muitos assuntos como cinema, música e internet. Ainda no começo mas pretendendo ter de tudo que possa ser imaginável...
Estamos conseguindo cumprir esse objetivo com cerca de 100 posts sobre filmes, música, internet, livros e até UM POUQUINHO de cultura! Divirtam-se!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EMMY: CARTAS MARCADAS

Olá, pessoal!

Sim, eu ainda existo. Andei muito tempo afastado, mas agora estou motivado a escrever novamente. Recados rápidos: Victor, concordo com você. Quem Chega Lá é muito engraçado, se o comediante tiver timing e talento - como a Larissa, que eu também gostei muito.

Mas na verdade, este post não é sobre isso. É sobre o Emmy, o "Oscar da televisão", que foi realizado ontem e exibido pelo canal Sony. Aliás, as reclamações já começam aí: além de não haver tradução alguma (fica difícil entender 100%), a tela era bombardeada com avisos do canal. Tipo: "Oba! Ganhamos mais um prêmio! Nosso ego inflou! Apesar do mesmo não acontecer com os índices de audiência!".

Pois bem. O prêmio foi dividido em 4 categorias básicas: comédia, drama, reality shows e variedades. Como só aguentei até a comédia, não posso comentar sobre o resto. Mas o que vi foi triste. Primeiro, porque cada vez mais me convenço de que acontece panelinha nesse tipo de premiação. Segundo porque cada vez menos confio nesses prêmios.

O grande vencedor em comédia foi 30 Rock. Não me ententa mal, Victor, acho a Tina Fey engraçada (Meninas Malvadas foi legal e Uma Mãe para o Meu Bebê foi delicioso). Para falar a verdade, nunca vi 30 Rock, só um episódio. O horário do Sony é completamente inacessível para mim (só há 2 opções de horário). Já tentei alugar, mas não consegui. Então, não posso dizer que é um programa ruim, parece ser bom.

Só que já estou cansado disso! Além de vencer em melhor série, melhor roteiro e melhor ator (Alec Baldwin) na categoria comédia (isso é só o que eu me lembro) a série monopolizou os prêmios em todos os outros anos! Não é que eu tenha preconceito, só acho que outras séries, como Uma Família da Pesada e Two and a Half Men também mereciam uma chance.

Uma coisa: quem assiste 30 Rock?? Sei que estou sendo um chato, mas ano passado li uma reportagem ou algo sobre a Tina Fey, falando sobre sua carreira, trabalhos etc. Quando mencionaram 30 Rock, fizeram questão de falar que a série só se mantém no ar por causa da boa vontade e da qualidade da série, porque a audiência da série andava bem baixa.

Aqui no Brasil também. Sei que devo ser uma das poucas pessoas abaixo de 18 anos que assistem House, mas há uma audiência grande e fiel, que tornam esse programa uma das maiores audiências dos EUA e a maior do Brasil para uma série dramática. A 4ª temporada chegou a aprox. 15 milhões de espectadores. (Para se ter noção, o importante C.S.I. tem 17.)

Quero dar uma chance a 30 Rock. Mas com esse horário fica difícil. O Sony parece mais interessado em exibir apenas seus 3 preferidos: Scrubs, Grey's Anatomy e Seinfeld. Além do mais, não há grande projeção para a série, nem disponibilidade em locadoras. Assim... :(

A história de House no Emmy também é um capítulo a parte. Apesar de já ter ganhado seu lugar com o Globo de Ouro, já é o 4° ano seguido que o programa é indicado como melhor série dramática e fica a ver navios. Hugh Laurie também, como melhor ator! Grande injustiça. Todos de modo geral torciam para que ganhassem este ano. Principalmente após a 4ª e 5ª temporadas, que foram excelentes. (Os finais de temporada - "finales" - ficaram excepcionais.)

Mas quem levou? Mad Men. Uma outra série da HBO, feita para críticos, assistida por críticos e aturada (somente) por críticos. Mais exemplos? True Blood. Basta conferir: as séries da HBO são sempre pontuadas por sexo, drogas e violência. O tema sempre tem algo a ver com prostituição, crime, vício em drogas/álcool etc.

Antes, a HBO era cara. Para ter direito a 3 canais, o preço era o mesmo que um combo comum. Hoje, está cada vez mais desprestigiada. Só há séries e filmes desconhecidos, em sua maioria! Os bons filmes são raros, apesar de existirem. A crítica pode ser favorável. Mas ninguém normal aguenta. NEM EU!

Puxa, o post ficou muito grande. Com certeza ninguém vai ler! Victor, desculpe se fui muito chato, não quero parecer preconceituoso. Quero dar uma chance a 30 Rock! Mas o que eu quis dizer com esse post foi que cada vez mais as cartas estão marcadas. Prêmios como o Emmy perderam a credibilidade. Ainda levo fé no Oscar, mas também não é um método infalível.

Simplesmente porque opinião varia. Cada um tem a sua. A crítica e os prêmios são apenas uma opinião. Mas bem que podia dar uma variada, né?

Até mais, pessoal. Prometo não escrever mais posts tão enormes!

José Bernardo :) :) :)

Um comentário:

  1. Você foi preconceituoso e eu não li o post. Uma dessas afirmações é mentira e a outra é verdade e irá gerar um ódio dentro de mim. Pois é, infelizmente "30 Rock" não é muito bom em audiência, mas devia... Eu realmente não sei o que acontece! Dx

    ResponderExcluir