Boas-Vindas

Olá, aqui é um dos escritores do blog, Victor. O blog Contrapartida fala de muitos assuntos como cinema, música e internet. Ainda no começo mas pretendendo ter de tudo que possa ser imaginável...
Estamos conseguindo cumprir esse objetivo com cerca de 100 posts sobre filmes, música, internet, livros e até UM POUQUINHO de cultura! Divirtam-se!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FILMES FUTURÍSTICOS 3

Sem mais delongas e decurtas (??), curto e grosso: Inteligência Artificial. É, esse filme mesmo. Na minha humilde opinião ele é um clássico / drama inesquecível / perfeito! Tem pessoas que não gostam de IA, ou AI em inglês (Artificial Intelligence), mas gosto é gosto. Tem pessoas que gostam do Avaí Futebol Clube também, gosto é gosto. Tá bom, parei! Nada contra o Avaí, desviei do assunto.
Para quem não conhece essa maravilha cinematográfica, aí vai um resumo de minha total e completa autoria:
"O filme 'Inteligência Artificial' conta a história de David, um garoto robô que foi criado para amar incondicionalmente uma pessoa; sua mãe. Como boneco de teste, ele é apresentado a uma família que passa por dificuldades, o filho Martin foi criogenizado e parece não haver nenhuma esperança para a medicina de 2050 salvá-lo. Monica após muita luta e angústia, decide aceitar David e o programa para amá-la com o aviso de que ele não poderá ser reprogramado, se a família desistir do 'brinquedo' ele deverá ser mandado á fábrica para ser destruído.
Porém, algo acontece: o filho Martin 'volta a vida' e vai para casa, onde encontra seu irmão robô. Com inveja, Martin arranja muita confusão para David e humilha o garoto o máximo que pode [por exemplo, pedindo para a mãe ler a história do Pinóquio; um garoto irreal], que por conselhos do pai da família, acaba sendo deixado em uma floresta por sua mãe. David, agora sozinho, encontra o Gigolô Joe e começa uma busca incessante pela Fada Azul da história de Pinóquio, para que ele seja transformado em um garoto de verdade e sua mãe possa lhe amar..."

O filme é maravilhoso, dramático e sombrio. Um drama que chegou pertíssimo da perfeição. Apesar de ser criticado como um filme chato e parado por muitas pessoas, é uma dádiva para aqueles pacientes que abrem seu coração para a história do garoto-robô David, seu urso-de-pelúcia-robô Teddy, Gigolô Joe entre outros personagens...

Inteligência Artificial (A.I.)
2001 / 146 minutos [que valem a pena]
Steven Spielberg
Veredicto: 10/10

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EMMY: CARTAS MARCADAS

Olá, pessoal!

Sim, eu ainda existo. Andei muito tempo afastado, mas agora estou motivado a escrever novamente. Recados rápidos: Victor, concordo com você. Quem Chega Lá é muito engraçado, se o comediante tiver timing e talento - como a Larissa, que eu também gostei muito.

Mas na verdade, este post não é sobre isso. É sobre o Emmy, o "Oscar da televisão", que foi realizado ontem e exibido pelo canal Sony. Aliás, as reclamações já começam aí: além de não haver tradução alguma (fica difícil entender 100%), a tela era bombardeada com avisos do canal. Tipo: "Oba! Ganhamos mais um prêmio! Nosso ego inflou! Apesar do mesmo não acontecer com os índices de audiência!".

Pois bem. O prêmio foi dividido em 4 categorias básicas: comédia, drama, reality shows e variedades. Como só aguentei até a comédia, não posso comentar sobre o resto. Mas o que vi foi triste. Primeiro, porque cada vez mais me convenço de que acontece panelinha nesse tipo de premiação. Segundo porque cada vez menos confio nesses prêmios.

O grande vencedor em comédia foi 30 Rock. Não me ententa mal, Victor, acho a Tina Fey engraçada (Meninas Malvadas foi legal e Uma Mãe para o Meu Bebê foi delicioso). Para falar a verdade, nunca vi 30 Rock, só um episódio. O horário do Sony é completamente inacessível para mim (só há 2 opções de horário). Já tentei alugar, mas não consegui. Então, não posso dizer que é um programa ruim, parece ser bom.

Só que já estou cansado disso! Além de vencer em melhor série, melhor roteiro e melhor ator (Alec Baldwin) na categoria comédia (isso é só o que eu me lembro) a série monopolizou os prêmios em todos os outros anos! Não é que eu tenha preconceito, só acho que outras séries, como Uma Família da Pesada e Two and a Half Men também mereciam uma chance.

Uma coisa: quem assiste 30 Rock?? Sei que estou sendo um chato, mas ano passado li uma reportagem ou algo sobre a Tina Fey, falando sobre sua carreira, trabalhos etc. Quando mencionaram 30 Rock, fizeram questão de falar que a série só se mantém no ar por causa da boa vontade e da qualidade da série, porque a audiência da série andava bem baixa.

Aqui no Brasil também. Sei que devo ser uma das poucas pessoas abaixo de 18 anos que assistem House, mas há uma audiência grande e fiel, que tornam esse programa uma das maiores audiências dos EUA e a maior do Brasil para uma série dramática. A 4ª temporada chegou a aprox. 15 milhões de espectadores. (Para se ter noção, o importante C.S.I. tem 17.)

Quero dar uma chance a 30 Rock. Mas com esse horário fica difícil. O Sony parece mais interessado em exibir apenas seus 3 preferidos: Scrubs, Grey's Anatomy e Seinfeld. Além do mais, não há grande projeção para a série, nem disponibilidade em locadoras. Assim... :(

A história de House no Emmy também é um capítulo a parte. Apesar de já ter ganhado seu lugar com o Globo de Ouro, já é o 4° ano seguido que o programa é indicado como melhor série dramática e fica a ver navios. Hugh Laurie também, como melhor ator! Grande injustiça. Todos de modo geral torciam para que ganhassem este ano. Principalmente após a 4ª e 5ª temporadas, que foram excelentes. (Os finais de temporada - "finales" - ficaram excepcionais.)

Mas quem levou? Mad Men. Uma outra série da HBO, feita para críticos, assistida por críticos e aturada (somente) por críticos. Mais exemplos? True Blood. Basta conferir: as séries da HBO são sempre pontuadas por sexo, drogas e violência. O tema sempre tem algo a ver com prostituição, crime, vício em drogas/álcool etc.

Antes, a HBO era cara. Para ter direito a 3 canais, o preço era o mesmo que um combo comum. Hoje, está cada vez mais desprestigiada. Só há séries e filmes desconhecidos, em sua maioria! Os bons filmes são raros, apesar de existirem. A crítica pode ser favorável. Mas ninguém normal aguenta. NEM EU!

Puxa, o post ficou muito grande. Com certeza ninguém vai ler! Victor, desculpe se fui muito chato, não quero parecer preconceituoso. Quero dar uma chance a 30 Rock! Mas o que eu quis dizer com esse post foi que cada vez mais as cartas estão marcadas. Prêmios como o Emmy perderam a credibilidade. Ainda levo fé no Oscar, mas também não é um método infalível.

Simplesmente porque opinião varia. Cada um tem a sua. A crítica e os prêmios são apenas uma opinião. Mas bem que podia dar uma variada, né?

Até mais, pessoal. Prometo não escrever mais posts tão enormes!

José Bernardo :) :) :)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

FILMES FUTURÍSTICOS 2 - RISOS

Oi!

Tudo bem, aqui é o Victor... Supostamente a única alma viva a postar nesse blog... Enfim, não, eu não ri quando eu assisti Blade Runner. É porque esse é um daqueles meus posts super úteis em que eu falo duas coisas de uma vez!
-Você faz isso pra gente ter mais informação?
-Na verdade, eu falo isso porque como eu não tenho muito pra falar de cada assunto, eu junto os dois... xD
Enfim, primeiro vamos falar de Blade Runner...
-Que isso?
-Blade Runner é mais famoso que Gattaca. Eu vou explicar que filme é...
No filme Blade Runner, Harrison Ford...
-Esse filme é tão velho assim?
-1982, algo contra?
-Nada, desculpa.
Enfim, ele é um caçador de andróides. O enredo basicamente é: ele é um policial aposentado que volta pra polícia pra destruir uns andróides maluquinhos que pousaram na Terra. O filme é 16 anos, violência (nem achei tanta), parado e na minha opinião: CHATO.
Enfim, clássico é clássico e eu aluguei ele. O que quer dizer que eu assisti ele do começo até o final (nããão), e que final mais sem gra... Enfim, veja o filme se quiser.
-É isso?
-Não tenho muito o que falar sobre o filme, sabe...

Blade Runner
1982, 118 minutos.
Dirigido por Ridley Scott
Veredicto: 6/10 (não é um completo fracasso...)



Oi!

Aqui é o Victor DE NOVO!
Agora eu vou falar sobre a parte "RISOS" do título...
Eu estava vendo Domingão do Faustão... Sim, eu admito que as vezes eu assisto Domingão do Faustão... Enfim, e vi o começo do quadro "Quem chega lá" e ri demais. Pra quem não sabe, "Quem chega lá" é um quadro em que pessoas que trabalham como comediantes ou querem ser começam a falar sobre coisas engraçadas para fazer a plateia rir.
O tempo inicial é de 2 minutos e a cada vez que a pessoa chega no topo do "Risômetro" (que funciona a base de votos), ganha mais 30 segundos. O objetivo é chegar a 4, se o tempo acabar essa pessoa é eliminada e se não acabar, ela "chegou lá".
Foram 3 pessoas e 2 passaram, mas deixarei aqui apenas o vídeo da competidora mais engraçada na minha humilde opinião.
Larissa Câmara:



Se divirtam!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

FILMES FUTURÍSTICOS 1

Pois é, trabalho na escola... Assista três filmes futurísticos... Esse fim de semana foi futuro puro, estou pensando em escrever esse post pelo poder da mente!
(10 minutos depois...)
Desisto. Enfim, vão aí três filmes sobre futuro pra você assistir...
Filme 1: Gattaca
-Gato-o-que?
-Gattaca, idiota!
-Nunca mais venho nessa espelunca de blog.
-Ah, desculpa. Sério mesmo, desculpe-me. Digo isso do fundo do meu coração!
-Vou pensar no caso.
-Obrigado... Bem, a história é a seguinte:
Num futuro não muito distante, as pessoas poderão projetar seus filhos em um laboratório para que eles possam nascer próximos da perfeição... Ou seja, aqueles que nascem por métodos "naturais" são discriminados pelo resto da sociedade com chances muito mais baixas de ter alguma doença grave e etc. Um IN-válido (sim, esse é o nome) tenta ingressar em uma empresa de exploração espacial, porém é discriminado por sua genética e vira um funcionário qualquer (que limpa os locais, passa pano, etc.). Encontra um homem que tem uma genética ótima, porém um "acidente" tirou seus movimentos de ambas pernas. Vincent (o IN-válido) começa então um plano muito maluco para entrar como funcionário de alto cargo na empresa: utiliza o genes de Jerome Morrow para se passar por ele e seguir seu sonho. Um filme muito bom para se assistir, realmente fantástico! Um suspense daquele tipo B (??) que te deixa com raiva e vontade de ver o que vai acontecer a cada minuto. Fique aflito, entre no futuro, siga os passos de Vincent Freeman, viva Gattaca!

Gattaca (1997)
Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law
Columbia Pictures
112 minutos
Veredicto: 8/10